Renato Motha & Patricia Lobato

 

Presente nos mercados fonográficos brasileiro e internacional, o duo mineiro formado por Renato Motha e Patricia Lobato, possui 7 CDs e 2 DVD’s lançados, além de 6 álbuns solo, sendo 1 de Patricia e 5 de Motha.

Renato e Patricia têm na canção brasileira sua principal fonte de inspiração e pesquisa, trazendo ainda influências do jazz, da música clássica e contemporânea. Com um trabalho abrangente, transitando de maneira particular por vários gêneros, a dupla apresenta, ao longo da parceria, projetos que a todo momento valorizam e universalizam os sons do Brasil e de Minas.

 

Em 2015, O duo inaugura em espaço próprio em Casa Branca - MG, o projeto Palco em Casa, para a realização de shows particulares e afins, e promovem o Con(S)erto das Águas, show coletivo em defesa dos mananciais aquíferos de Minas Gerais.

 

Em 2014, Renato Motha lança Menino de barro, seu quinto álbum solo. O CD abriu a lista dos melhores do ano do G1 Música.

 

Em 2012, o duo lança o álbum duplo Sunni-e, o terceiro na carreira da dupla dedicado ao universo dos mantras, e fazem sua terceira turnê no Japão lançando o novo CD.

 

Em 2011, Patricia Lobato lança Suspirações, seu primeiro disco solo dedicado ao universo feminino, trazendo canções de Renato Motha em parceria com Malluh Praxedes.

 

Em 2010 e 2009, Renato e Patricia fazem 2 turnês ao Japão, lançando In Mantra (Prêmio Revista Latina - Japão /Melhor CD de música do Brasil 2010, pelo álbum In Mantra) e o CD/DVD Rosas para João, numa série shows por pelas principais cidades japonesas.

A turnê de lançamento Rosas para João fez parte do programa Natura Musical 2008; o mesmo tendo acontecido em 2005, quando a turnê Dois em Pessoa também contou com o patrocínio da Natura. Em 2006, o duo foi selecionado para integrar o projeto Série Sintonia Fina – um panorama da nova música brasileira, de Nelson Motta.

Além dos shows no Brasil, os artistas também já se apresentaram em palcos da Europa,EUA, Ásia e África.

 

Renato Motha possui 12 álbuns gravados. Recebeu prêmios de âmbito nacional nas categorias revelação, cantor e compositor (finalista do Prêmio Visa 2000 e 2002). Em seu currículo constam trabalhos com Ivan Lins, João Bosco, Guinga, Alceu Valença, César Camargo Mariano, Jonnhy Alf, Toninho Horta, Vander Lee, etc. Dentre suas canções mais conhecidas, destacam-se Menina da Lua, gravada por Maria Rita em seu álbum de estréia, e Haicai Baião, premiada como melhor letra do Festival TV Cultura 2005.

 

Patricia Lobato é parceira de Motha desde 1998 e possui com ele 8 álbuns gravados. Com Motha foi finalista do Festival TV Cultura 2005 – SP (Prêmio de melhor letra), em 2003 finalista do e-Festival IBM - SP, e em 2000, participou da final do terceiro Prêmio Visa Edição Compositores interpretando a obra do parceiro.

 

Agora é que são elas” – o disco solo Suspirações, de Patricia Lobato, em que interpreta composições de Renato Motha com letras de Malluh Praxedes, é de um requinte raro no mercado fonográfico mineiro.

Nome em evidência na cena musical mineira desde que estreou em 1992 com o LP Brasileiro, Renato Motha é autor de canções sofisticadas que ainda carece ser descoberto pelas cantoras brasileiras. Enquanto isso não ocorre, ele vai provando que tem capacidade para ir sempre adiante.”

                                                         Ailton Magioli – jornalista Estado de Minas – 07/11/11

 

 

Os mineiros Renato Motha e Patricia Lobato já haviam produzido um CD maravilhoso com poemas de Fernando Pessoa musicados pelo Renato, em perfeita integração de música e letra, o que é raro acontecer, sempre fica meio forçado. Agora eles voltam com um belíssimo CD em homenagem a Guimarães Rosa, que se chama Rosas para João e é bonito, delicado e refinado do início ao fim.”

                                                                 Nelson Motta – Sintonia fina #263 – Outubro/2010